Receitas naturais e caseiras pro joelho

Estas receitas analgésicas e anti-inflamatórias poderão ajudar muito no alívio da dor no joelho

Pomada anti-inflamatória pra aliviar a dor no joelho

Essa receita é bem simples:

Misture: 1 colher de sopa de babosa com 1 colher de sopa de cúrcuma em pó pura (verifique se não há fubá misturado).

Após o creme ficar homogêneo é só aplicar no local da dor. Pode deixar, não precisa retirar e pode aplicar quantas vezes quiser ao dia.
Conservação ideal: na geladeira por até 3 dias.

Essa receita ajuda muito no início do tratamento que é focado no combate à inflamação no joelho.

Spray anti-inflamatório

Os ingredientes deste spray são: . 1caroço de abacate e ácool.

Triture o caroço de abacate ou corte em pedaços pequenos, depois coloque em meio litro de álcool. Deixe na infusão por 7 dias em um recipiente bem fechado. No oitavo dia coloque o líquido num borrifador e aplique no local da dor. Detalhe importente que ninguém te conta por aí: o jeito mais eficaz de usar remédios tópicos como pomadas ou sprays é aplicar logo após o uso da compressa (gelada ou morna, a depender do seu caso), isso vai aumentar a absorção do princípio ativo da receita.


Massagem com gengibre e gergelim

Alguns óleos essenciais teem propriedades anti-inflamatórias e também podem ajudar no alívio da dor causada pela inflamação no joelho.

O óleo do gergelim contém sesamol e sesamina, que ajudam na imunoregulação e no combate à inflamação.

Por sua vez, o óleo de gengibre contém cineol e ginferol, que são analgésicos e anti-inflamatórios, portanto, podem promover alívio de dores articulares.

Os ingredientes são:

. 1 colher de sopa de óleo vegetal de gergelim e 3 gotas de óleo essencial de gengibre.

O preparo é bem simple: Misture bem os 2 óleos com uma colher e aplique no local da dor (limpe e seque a pele antes da aplicação). Massagei o local por 2 minutos e pode realizar esse procedimento de 1 a 2 vezes ao dia.

OBS: Cuidado com as contraindicações!

Mulheres grávidas, doenças hemorrágicas e pessoas que usam remédios coagulantes, já que essa receita aumenta o fluxo sanguíneo.


Compressa de Aroeira

A aroeira é uma planta medicinal que contém flavonóides e saponinas, que são bioativos que ajudam no combate ao inchaço e inflamação nas articulações.

Para fazer a compressa de aroeira, tudo o que você vai precisar é:

. 20g de casca de aroeira e 1 L de água.

. Preparo: Coloque os ingredientes numa panela e ferva pro 10 min (não passe muito do tempo para não perder o princípio ativo da planta). Deixe a água esfriar um pouco e coe. Após isso molhe um algodão nesta água e aplique no local da dor (a pele deve estar limpa e seca). Deixe agir por 10 minutos e repita a aplicação 2x ao dia.

*Você pode encontrar a aroeira em feiras ou lojas de produtos naturais.

OBS: Essa receita é simples, mas também tem contraindicações: Crianças, mulheres grávidas ou lactantes.

Os melhores chás para Artrose no joelho

Para auxiliar no alívio da dor e no combate à inflamação no joelho, chás com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas podem ser grandes aliados. Eles ajudam a reduzir a dor, o inchaço e a rigidez, proporcionando alívio de forma natural. Aqui, você encontrará receitas de chás recomendados para quem sofre de artrose, com orientações de preparo e consumo seguro.

1. Chá de Hortelã O chá de hortelã é uma escolha refrescante e anti inflamatória. Contendo ácido rosmarínico, um poderoso antioxidante, ajuda a reduzir dor e rigidez articulares. Além disso, tem efeito diurético, auxiliando na redução do inchaço e da retenção de líquidos. Ingredientes: 1. 1 colher de chá de folhas secas de hortelã 250 ml de água Modo de Preparo: Ferva a água e desligue o fogo assim que levantar fervura. 2. 3. Adicione as folhas de hortelã e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e beba. Consumo: De 1 a 3 vezes ao dia.

2. Chá de Alecrim O alecrim é conhecido por seu alto teor de óleos essenciais, flavonoides e ácido rosmarínico, todos com propriedades anti-inflamatórias, sendo ideal para ajudar a desinflamar as articulações. Ingredientes: 1 colher de chá de folhas secas de alecrim 250 ml de água Modo de Preparo: Adicione o alecrim à água fervente. Desligue o fogo e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e beba. Consumo: Até 2 vezes ao dia. Atenção: Evite este chá se estiver grávida, amamentando ou for hipertenso(a).

3. Chá de Salgueiro-Branco O chá de salgueiro-branco possui propriedades anti inflamatórias e analgésicas, ideal para quem sofre de dor articular, como na artrose e artrite. Ingredientes: 1 colher de chá de cascas de salgueiro-branco picadas 1 xícara de água Modo de Preparo: Em uma panela, ferva a água e as cascas de salgueiro-branco por 10 minutos. Deixe amornar, coe e beba. Consumo: Até 2 xícaras por dia. Contraindicações: Não indicado para crianças, gestantes, lactantes e pessoas alérgicas à aspirina, com doenças hemorrágicas, asma induzida por anti-inflamatórios, gastrite, refluxo, úlceras, colite, diverticulite, ou insuficiência renal, hepática ou cardíaca.

4. Chá de Garra-do-Diabo Conhecido também como harpago, o chá de garra-do diabo possui flavonoides e compostos bioativos que ajudam a aliviar dores, reduzir inchaços e melhorar a mobilidade articular. Ingredientes: 1 colher de chá de raízes de garra-do-diabo 200 ml de água Modo de Preparo: Ferva a água com as raízes por 20 minutos. Tampe, deixe amornar, coe e beba. Consumo: 2 a 3 xícaras por dia.

Contraindicações: Não indicado para crianças, gestantes, lactantes e pessoas com úlceras gástricas ou intestinais, pedras na vesícula, ou gastrite.

Forma Mais Eficaz de Preparar Chás Para preservar as propriedades ativas dos chás, o ideal é: Desligar o fogo assim que a água começar a ferver. Adicionar a erva e deixar em infusão por 5 minutos. Coe e beba em temperatura quente ou fria, conforme sua preferência.

Dica de Conservação Você pode preparar o chá, guardá-lo em uma garrafa na geladeira ou em temperatura ambiente, e consumir ao longo do dia (até 24 horas).

Depoimentos de resultados com as receitas naturais

Então é isso, esses são tipos de remédios naturais que você pode usar sem fazer mal à sua saúde e sem precisar gastar uma fortuna na farmácia. Espero que te ajude de verdade e que você esteja comprometida em fazer o tratamento completo do joelho para voltar à vida normal.
Atenciosamente,
Aline Lemos.